Veni Azevedo

Método Busquet

 
 

MÉTODO BUSQUET

 

Considerado um dos métodos mais completos na fisioterapia, o método Busquet tem como diferencial o tratamento de tensões localizadas em todos os tecidos e sistemas corporais. Trata-se de um método terapêutico manual, que se baseia na análise do corpo como um todo a fim de descobrir a origem das dores que o paciente sente.

 
 
Fotos_busquet_01.jpg

porque nos procurar:

As indicações são inúmeras, mas as mais comuns são:

  • Dores na coluna vertebral;

  • Alterações posturais em geral;

  • Problemas articulares;

  • Tendinites;

  • Hérnia de disco, entre outras.

 
Fotos_busquet_02.jpg

COMO FUNCIONA:

O primeiro passo do método Busquet é a anamnese, ou seja, a entrevista realizada pelo fisioterapeuta, com o objetivo de identificar a principal queixa do paciente e suas possíveis razões através da análise de seu histórico clínico.

Em seguida, observa-se a postura do paciente. É importante saber que uma postura assimétrica pode representar uma espécie de proteção que o corpo oferece para determinado órgão e também uma estratégia para promover maior conforto. Essa má postura não deve ser corrigida de imediato, mas sim interpretada.

No terceiro passo, o fisioterapeuta realiza movimentos corporais para notar quais são as limitações e/ou perdas de mobilidade do paciente. Esses problemas podem representar um aumento de tensão ou contração muscular como forma de proteger uma possível tensão interna.

A última avaliação é a avaliação visceral, que é a busca dessas tensões internas, causadoras da maior parte das dores. Só então, uma vez concluído todo esse exame (por isso o tratamento é global), é possível realizar uma síntese, que explica a origem da dor e, consequentemente, o tratamento mais indicado.

A Dra. Veni Azevedo tem consultório em Blumenau - SC e realiza tratamentos com o método Busquet.